fbpx
Diabetes deixa a boca mais suscetível a doenças
12 de janeiro de 2018
Escovar os dentes pode reduzir em 20% risco de câncer de esôfago
12 de junho de 2018

Como tratar o bruxismo

Dois em cada dez brasileiros sofrem com bruxismo – um movimento involuntário, que desgasta os dentes e pode causar muita dor. Uma das formas de tratamento é desencostar os dentes. Fácil de fazer, mas difícil de lembrar. Geralmente, quem tem bruxismo noturno range e aperta os dentes enquanto quem tem bruxismo diurno, aperta. O primeiro sinal a ser notado é o desgaste dos dentes, que ficam menores e mais retos. Além disso, dor de cabeça, dor na musculatura da mastigação, fratura dos dentes, disfunções da ATM e até problemas de canal podem ocorrer por conta do bruxismo.

Estudos revelam que pacientes com bruxismo apresentam níveis mais elevados de ansiedade, depressão e raiva. O tratamento do bruxismo envolve atuação no comportamento, controle da ansiedade e a reabilitação oral. A parte oral envolve restauração dos dentes e uso de placas de proteção (silicone ou resina). Técnicas de relaxamento também são indicadas.

Escovar os dentes pode reduzir em 20% risco de câncer de esôfago
Um novo estudo, publicado no periódico científico Cancer Research, mostrou que o hábito de escovar os dentes todos os dias pode reduzir em mais de 20% o risco de desenvolver câncer de esôfago. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, em níveis elevados, as bactérias são capazes de aumentar o risco da doença em até 21%. No entanto, ainda não se sabe como o acúmulo de placas bacterianas – ou até mesmo a gengivite e a periodontite, doenças que elas causam –, estão relacionadas ao desenvolvimento dos tumores.

Pesquisas anteriores já mostraram que algumas infecções bucais podem estar associadas ao
câncer de boca, cabeça e pescoço. Segundo Jiyoung, higiene bucal diária e visitas regulares ao dentista devem ser encaradas como de extrema importância não só para a manutenção da saúde bucal, mas também como forma de prevenção a outras complicações, como o próprio câncer.

Curso de Odontologia no Brasil está entre as melhores do mundo

O curso de odontologia da Universidade de São Paulo (USP) ficou na primeira posição em um ranking mundial em Abril/2017. A USP não é a única instituição de ensino público paulista bem colocada na lista. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa a 4a posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 5a. Na mesma publicação, o curso de medicina da USP foi considerado o décimo melhor do planeta.
A classificação faz parte do CWUR Ranking by Subject 2017, estudo que ranqueia as dez
melhores universidades do planeta por curso, com base no número de pesquisas publicadas
em periódicos de prestígio.
Estamos formando excelentes dentistas, e se você ainda tem dúvida sobre a qualidade dos cursos no Brasil, essa é uma excelente matéria para pensar.
Homens ou mulheres: quem cuida melhor da saúde bucal?
Eles cuidam menos dos dentes, mas elas são as que mais sofrem com problemas dentais. Durante anos, especialistas de diferentes países analisaram os hábitos de higiene bucal de homens e mulheres e concluíram que existe este paradoxo quando o assunto é saúde bucal entre sexos. A explicação para o fenômeno se deve principalmente pelas grandes oscilações hormonais que as mulheres sofrem ao longo
da vida, como o período de menstruação e da menopausa. Além disso, durante a gestação, a mulher fica mais suscetível a outras doenças bucais pelo aumento da progesterona, como a gengivite e o granuloma.
Paradoxalmente, estudos mostraram que as mulheres são mais pró ativas que os homens nos cuidados com a higiene bucal. Elas escovam os dentes com mais cuidado, usam mais o fio dental e visitam o dentista com mais frequência que os homens.
Equipamentos necessários para montar uma clínica odontológica
Investir em equipamentos de qualidade é um grande diferencial para quem está pensando em montar uma clínica odontológica. Atualmente há no mercado diversas opções e especifidades disponíveis, que variam de acordo com a especialidade que o profissional escolheu para atuar. No entanto, alguns equipamentos são indispensáveis a qualquer clínica.

Veja na lista abaixo

Compressor;
Fotopolimerizador;
Autoclave;
RaioX;
Negatoscópio;
Kit baixa e alta rotação.

Na hora de investir em umacadeira odontológica, é preciso pensar na sua aparência, conforto, funcionalidade e durabilidade, já que os pacientes passarão todo o seu tempo nela. É importante ressaltar que beleza e ergonomia devem ser aliadas na hora de comprar os móveis para a sala de atendimento.
Já o compressor precisa ser seguro, de boa qualidade e, especialmente, o mais silencioso possível. O ambiente de uma clínica odontológica não pode ter ruídos e sons desagradáveis que gerem desconforto aos pacientes.
Equipamentos como fotopolimerizador já possuem versões mais modernas no mercado, como a versão de LED e sem fio que, além de facilitar o manejo, tem maior durabilidade. A autoclave também é encontrada em diferentes tamanhos, como as de 12 ou 21 litros.
5 motivos para você ter uma câmera intra oral no seu consultório
Uma câmera intraoral potencializa a venda dos serviços odontológicos oferecidos pelo uso deste equipamento, uma vez que permite ao paciente sensações que o atendimento tradicional não permite.
1 – A câmera intraoral permite ao paciente ver o que ele imagina ser
Escutar o que o dentista tem a dizer o paciente pode até ter uma ideia, mas visualizar faz ele compreender e aceitar melhor o tratamento.
O fato de pode ver sua real situação em tempo real trará muito mais confiança às palavras do profissional, uma vez que ele está literalmente vendo sua condição de saúde bucal.
2 – A possibilidade de visualização passará mais credibilidade ao diagnóstico e plano de tratamento proposto pelo dentista
3 – A câmera intraoral cria no paciente uma situação de urgência na resolução do problema
A sáude bucal, que infelizmente muitas vezes não é priorizado, terá então um caráter maior de urgência em resolvê-lo, simplesmente pelo fato de ver a situação de fato.
4 – Uma câmera intraoral agregará MUITO valor a seu consultório
Alem de todos os motivos acima, ver o antes e depois dos procedimentos realizados numa TV será um verdadeiro show para o paciente.
5 – O investimento se pagará em poucos meses ou até mesmo semanas.
Apesar de ser um investimento alto, você vai perceber a diferença no atendimento em poucos dias.
Tal diferença retornará em um maior número de planos de tratamento fechados. Dependendo do caso, você pagará seu investimento em poucos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »