fbpx
Surpreender o paciente com uma experiência única
18 de junho de 2019
Dia do Empreendedor no Brasil
27 de setembro de 2019

Dia do Combate ao Fumo

Os efeitos devastadores do fumo podem ser apagados por você

O dia 29 de agosto tem como função conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo para a saúde, por isso, separamos alguns dos inúmeros riscos que o cigarro causa para sua saúde bucal:

1. O tabagismo eleva o risco para câncer bucal.

O câncer bucal é pouco conhecido, mas é o quinto mais comum entre homens e o oitavo em mulheres. Estima-se que 15 mil pessoas sejam afetadas pelo câncer bucal a cada ano no Brasil e 50% deles vai a óbito débito a doença. ☞80% dos pacientes com câncer de boca são ou foram fumantes.

2. O cigarro mancha os dentes e os deixa amarelados.

A nicotina pode se acumular nos dentes causando manchas escuras que dificilmente são removidas sem o uso de aparelhos específicos para limpeza dental e o aspecto amarelado pode ser removido somente após alguns ciclos de clareamento. .

3. Mau hálito

Esse problema relatado por grande parte dos fumantes se deve a diminuição da produção de saliva, outro efeito colateral do fumo. .

4. O cigarro e a doença periodontal

Além das queimaduras na mucosa da boca causadas pela temperatura da fumaça, ela contém substâncias que diminuem a circulação sanguínea da gengiva, o que favorece a atuação das bactérias responsáveis pela doença periodontal. O cigarro causa uma vasoconstrição sistêmica, fazendo com que a doença passe despercebida porque ao diminuir a corrente sanguínea, a gengiva sangra menos.
A doença periodontal tem início com a gengivite, inflamação da gengiva causada pela ação da placa bacteriana junto à gengiva. A placa é composta por bactérias e restos alimentares que se acumulam entre os dentes e junto à gengiva. Um dos primeiros sinais da doença é o sangramento. Porém, no fumante, devido à vasoconstrição, isso quase não acontece. Outros sinais são o inchaço e a retração da gengiva, com maior exposição da raiz do dente, e o amolecimento do dente que pode causar a perda do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »